domingo, 11 de dezembro de 2011

TAEKWONDO PARA CEGOS NO ACRE



Com o apoio da Federação Acreana de Taekwondo, na pessoa do mestre Itacir, que não mediu esforços para iniciar a primeira turma de praticantes,  com deficiência visual,  do Taekwondo no Acre. As aulas iniciaram nos no mês de novembro e já tem cinco pessoas com deficiência (cegos e com baixa visão) que praticam, além de pessoas da comunidade.
Segundo o coordenador da ADEVI, o Senhor Heliton Nascimento, quando o mestre Itacir nos procurou para fazer o primeiro contato,  não acreditava que poderia dá certo ensinar tal arte marcial para invisuais, achava que poderia dá mais resultados o Judô ou até mesmo o Jiu Jitsu que tem contato corporal intenso baseado na força e persepção sinestésica mas com o decorrer das aulas ficou provado que não há limite para quem quer viver.


 
Os alunos da academia da ADEVI já fizeram, no dia 26 de novembro, uma apresentação no campeonato Acreano, arrancando aplausos do público que foi ali para assistir a competição e se deparou com cegos e pessoas de visão subnormal realizando uma demonstração dignna e com todas as técnicas necessárias.

 
As aulas acontecem todas as segundas, terças e sextas-feiras no horário de 19:30 na sede da Associação localizada na rua América, 145, Conjunto Jardim América na Vila Ivonete.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL











Nos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro, aconteceu na cidade de Salvador – Bahia a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que contou com a presença de mais de duas mil pessoas,  dentre elas, delegados das mais diversas regiões do Brasil e convidados internacionais  de vários países.   
A Conferência teve como objetivo,  construir com os delegados governamentais e não governamentais e governo a política de segurança alimentar para os próximos 4 anos fortalecendo a participação social e acolhendo os indicadores para a construção do Plano nacional de segurança alimentar.








O acre se fez presente com cerca de 30 delegados  governamentais e não governamentais participando intensivamente  dos debates e levando,  além de outras,  as necessidades locais e até mesmo de âmbito nacional como proposições  e aprovando moção para inclusão das pessoas com deficiência nas cotas para delegados que serão escolhidos para as conferências nacionais e estaduais, uma vez que o número reduzido de tal público em Salvador se deu por não terem tido prioridade na escolha dos delegados nas estaduais. Além de terem aprovados proposições em artigos para reconhecimento das pessoas com deficiência como sujeitos  de direitos  e que podem exercer o papel de cidadania na participação na construção de políticas públicas. 






segunda-feira, 10 de outubro de 2011

XADREZ ADAPTADO PARA INVISUAIS NO ACRE







 
Foram realizadas neste mês de outubro de 2011, na sede da ADEVI/ACRE, os campeonatos de xadrez e dominó adulto. Nas oportunidades estiveram presentes os associados, amigos e parentes das pessoas com deficiência visual.









Entre as duplas que concorreram ao título de campeã do torneio de dominó, sagraram-se campeões a dupla formada por Francisco Botelho e amigo, ficando com o vice campeonato a dupla formada por Hisaac Alves e Armando Borges.  



No torneio de xadrez deste ano, foi consagrado campeão o enxadrista Heliton Nascimento que teve de enfrentar 4 oponentes. Eram partidas com tempo de em média 35 minutos de duração.  Segundo o coordenador da ADEVI/ACRE, Senhor Heliton Nascimento, o projeto “Na ponta dos dedos é uma realização da ADEVI/ACRE, com o patrocínio do Governo do Estado do Acre e Supermercado Araújo e teve também o apoio da Federação de Xadrez, beneficiando cerca de 60 pessoas direta e indiretamente  














segunda-feira, 26 de setembro de 2011

INCLUSÃO POR MEIO DO XADREZ NA ADEVIACRE


Saiu o campeão infantil da terceira edição do projeto  “Na ponta dos dedos” 2011, realizado na sede da Associação dos Deficientes Visuais do Acre,  localizada na rua América145 Vila Ivonete onde participaram 16 crianças com idade entre 7 e 13 anos, filhos de   pessoas com deficiência, de funcionários, convidados  além de alunos das escolas Mozart Donizete, Ione Portela e São Francisco de Assis localizadas nas imediações da associação 
 



As crianças tiveram 30 dias de oficinas onde aprenderam a jogar e armar estratégias para a competição. Segundo o coordenador  da ADEVIACRE O Senhor Heliton Nascimento, o objetivo principal do projeto é fazer com que a sociedade enxergue as pessoas com deficiência como cidadãos em potencial e que não há limites para quem quer enxergar com o coração.Ressalta ainda que irão acontecer mais duas competições nos próximos fins de semana que serão as modalidades de  dominó (01/10) e xadrez adulto (08/10).