quinta-feira, 7 de julho de 2011

A hora do conto


 


Todas as quartas-feiras, desde o início de 2010, é realizado no Horto Florestal a atividade, A  Hora do  conto que  vem proporcionar momentos de descontração e alegria para os participantes. São pessoas com deficiência visual e    sem deficiência que se encontram neste dia para uma caminhada na pista, contação de história, ouvir texto de reflexão, compartilhar as alegrias e tristezas, fazer lanche compartilhado e ao final cantar e dançar.
A atividade é coordenada pela Educadora física Vilma Nicácio, juntamente com a Pedagoga Francisca Bandeira e o professor de música e licenciado em letras Espanhol e Português,  José Elisiário que fazem um excelente trabalho junto as pessoas com deficiência visual já a algum tempo.
Os professores fazem parte da equipe da ADEVIACRE  ,  localizada na rua América, 145 na Vila Ivonete e que além dessa atividade organiza outros eventos, promove aulas de Música, artesanato, ensina técnicas de orientação e mobilidade, atividades da vida autônoma e social, jogos de mesa (xadrez, dama e dominó) e etc.





Com empenho e dedicação de todos os envolvidos nos trabalhos e na execução dos projetos sociais a instituição almeja incluir totalmente o deficiente visual na sociedade.
Segundo o coordenador da ADEVI/ACRE, Heliton Nascimento, além de integrar os deficientes visuais na sociedade em diversos círculos sociais diferentes, outras pessoas de visão normal freqüentam o grupo, promovendo momentos de muita satisfação para todos.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Pré conferências municipais de saúde em Rio Branco

Aconteceu na cidade de Rio Branco, no período de 20 de maio a 29 de junho as pré conferências   municipais de saúde organizada e idealizadas pela Secretaria Municipal de Saúde  e conselho Municipal de Saúde com o apoio das ONGs da Central de Articulação das Entidades da Saúde  que participaram mostrando os atendimentos realizados em suas sedes e os trabalhos que fazem em prol da saúde.



 


As pré conferências Municipais de Saúde tem o objetivo de tornar cada vez mais democrático  a participação da comunidade na gestão do SUS. Na ocasião,  as comunidades dos seguimentos em que estavam sendo realizado o evento puderam sugerir, fazer críticas, denunciar e reivindicar os direitos,  em debates que aconteciam no período da tarde já que o turno da manhã era para os atendimentos de  saúde dos diversos parceiros envolvidos e também palestras e  emissão de documentos e recadastramento do Bolsa Família e outros.
A ADEVIACRE participou de todas as sete pré conferencias com a exposição dos trabalhos realizados com artesanato e divulgação com folders e panfletos bem como nas plenárias,  sempre estavam presentes para também contribuir com as discussões. No último dia de trabalho a ADEVI, levou como convidado ,   para abrilhantar o evento, o músico, Thiago Carvalho que tem  deficiência visual

domingo, 3 de julho de 2011

Acessibilidade na TV aberta




Estamos vivendo um novo paradigma. Também, já não era sem tempo, a rede globo de televisão anunciou neste domingo, 3 de julho  que pelo menos por 2 horas semanais estará disponibilizando uma programação acessível aos deficientes visuais. Pelo menos na Tela quente, na segunda-feira e na Temperatura máxima aos domingos a  apresentação desses filmes será com áudio descrição, ou seja, os deficientes visuais terão a chance de entender as partes mudas ou sem som dos filmes e terão narrados por uma pessoa tudo aquilo que o olho humano pode ver e que é relevante para o bom entendimento do filme.
A experiência começa nesta segunda com o filme O quarteto fantástico mas existe um porém, é que esse recurso só está disponível para quem tem TV digital.