Com participação ativa da sociedade civil, a Conferência municipal de Saúde de Rio Branco aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de julho no teatro Plácido de Castro, com cerca de setecentas pessoas presentes na abertura dos trabalhos, público que se repetiu nos três dias de palestras e debates. Entre as autoridades presentes na abertura, estavam o Governador do Estado Tião Viana, o Prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim, Deputado Estadual Eduardo Farias, vereador Juraci nogueira, Secretário Municipal de Saúde Osvaldo Leal e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Elizama de Lima.
Antes da palestra inicial dada pelo Governador Tião Viana que abordou o tema SUS, o hino acreano foi interpretado de uma forma magnífica por Iana Sarquis acompanhada pelo músico Hermógenes Pereira. Antes, todos puderam prestigiar a atração cultural com o músico Thiago Carvalho que mostrou todo seu repertório de MPB para o público presente. também se apresentou o grupo de teatro formado por servidores da SEMSA interpretando a vida de uma família usuária do SUS.
A conferência é uma instância de controle social organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde e tem como principal articulador o Secretário Municipal de Saúde Osvaldo Leal que desde as pré conferências realizadas em sete seguimentos de saúde, no período que antecedeu a etapa municipal, tem se esforçado para oportunizar momentos de debates onde a participação popular tem sido fundamental e conseguiu mobilizar vários parceiros para oferecer atendimentos de saúde e informações nas feiras de saúde que ocorreram nos mesmos dias das pré conferências.
Durante a conferência ocorreram discussões em grupos de trabalho que trataram de eixos temáticos como: Assistência à Saúde, Ouvidoria, Financiamento, intersetoriedade e outros. De cada grupo saíram propostas de âmbito municipal, estadual e até nacional para serem lidas e aprovadas na plenária final, propostas essas que eram debatidas exaustivamente, demonstrando a responsabilidade, preocupação e respeito com o Sistema único de Saúde por parte dos delegados e coordenaçãodo evento.
Ao final foram escolhidos 120 delegados para participarem da etapa estadual, onde a escolha se deu de forma consensual e foram divididos de forma paritária com 60 delegados dos usuários, 30 trabalhadores da saúde e 30 delegados da gestão. A ADEVI foi representada na conferência por 3 membros que foram os senhores Francisco Heliton (coordenador da ADEVI), Elimar Silva (tesoureiro) e Hisaac de Oliveira (secretário) que partciparam ativamente dos debates nos grupos e plenárias fazendo valer a representatividade das pessoas com deficiência visual, sendo escolhido o Sr. Heliton Nascimento como delegado para a etapa estadual que será no mês de outubro, além dos demais delegados das entidades da CADES, organização que foi parceira desde as pré conferências mobilizando suas entidades e fazendo atendimento em saúde e divulgando seus trabalhos. .