sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pessoas com deficiência visual superando limites através de jogos de mesa.



 Em sua terceira edição, o projeto de jogos de mesa adaptado para pessoas com deficiência visual da ADEVI/Acre - Associação dos Deficientes visuais do Acre, apresenta este ano as modalidades de xadrez e dominó onde serão realizadas oficinas de treinamentos na sede localizada na rua América145, conjunto Jardim América, no bairro Vila Ivonete. As aulas iniciam dia 22 de agosto com uma aula inaugural com o professor Marcondes Avelino e se estendem até  21 de setembro. Os campeonatos serão realizados dia 10 de setembro, campeonato de dominó; e dia 24 de setembro, campeonatos de xadrez. 


Os recursos financeiros do projeto são provenientes da lei de incentivo ao esporte do Governo do Estado do Acre/Secretaria de Estado de Educação e Esporte,  edital 2011 que desde 2009 as edições do projeto vem sendo aprovadas. Tem por objetivo incluir neste tipo de esporte as pessoas com deficiência visual que não tinha, até 2009 a modalidade de xadrez adaptado no estado do Acre.

 

No ano de 2009 o campeão na modalidade xadrez  foi o Sr. Luiz Augusto Cassiano Braz e na modalidade dominó a dupla campeã foi Lidiane dos Santos e o professor de matemática Keury  já em 2010 o campeão da modalidade xadrez foi do interior do estado, da cidade de Brasiléia o Sr. Emyson Valdivino e na modalidade dominó foi a dupla formada pelo Sr. Antonio Benedito e seu amigo Marcos (fuxico e fuxiqueiro)de  Rio Branco.

A novidade este ano é que serão envolvidas crianças do quinto ano do ensino básico de três escolas vizinhas à Associação que são: Escola Mozart Donizete do bairro Vila Ivonete, Ion Ortela e a Escola São Francisco de Assis I do bairro Nova Extação. Se renova este ano a oportunidade de exercitar esses esportes de mesa, ao mesmo tempo buscando a integração recreativa dos deficientes visuais.
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião aqui